Lisboa – Capital criativa da Europa


lisboa-a-noite

Lisboa parece ter a mistura ideal entre o velho e o novo na arquitetura, uma cena cultural efervescente, incentivos para empresas jovens inovarem, custo de vida baixo e outros fatores mais subjetivos – alguns dizem que a luz da cidade é inconfundível e inspiradora.

“Há músicos criativos, figuras da moda e grandes referências da literatura que fazem essa capital mais charmosa, histórica e especial”, conta Priscila Roque, editora do site Cultuga, que estuda as intersecções da cultura brasileira e portuguesa.

Há quem defenda até que Lisboa é a próxima Berlim. Mas ao contrário da capital alemã, que não passa por problemas financeiros, Lisboa ganhou os holofotes em razão da crise econômica que impactou Portugal desde 2008. Depois da recessão, o governo português investiu parte dos escassos recursos na economia criativa. Deu certo. Lisboa se tornou um polo de artistas, pensadores e criadores do mundo todo nos últimos anos.

Lisboa – Capital criativa da Europa

Por que Lisboa tem atraído tanta gente

O CUSTO DE VIDA É BAIXO

Neste ano, Lisboa caiu 51 posições no ranking das cidades mais caras do mundo e está no 145º lugar, o que a torna atraente para expatriados.

INCENTIVO PARA STARTUPS E POLOS TECNOLÓGICOS

Uma iniciativa conjunta da prefeitura de Lisboa com empresas privadas lançou em 2013 o projeto Startup Lisboa, uma aceleradora de empresas jovens que oferece estrutura e aconselhamento para empresários na cidade. Além disso, a Web Summit, o maior encontro mundial na área de tecnologia na web, migrou de Dublin, sua cidade natal, para Lisboa este ano – e pelos próximos.

CENA CULTURAL EFERVESCENTE

Uma espiada breve no calendário de festivais da cidade mostra dezenas de eventos: de apresentações de musical tradicional portuguesa a shows internacionais, passando por exibições de arte e workshops. No verão, então, a oferta de programas culturais – muitos de baixo custo ou gratuitos – aumenta.

A CIDADE É TOMADA POR ARTE URBANA

Artistas como Alexandre Farto, o Vhils, acabaram criando uma nova linguagem para a arte urbana da cidade nos últimos anos e atraíram outros grafiteiros para a cena lisboeta.

IN Nexojornal

Please like & share:
Posted in Blog

Enjoy this blog? Please spread the word :)

RSS
Facebook