Startup portuguesa lança app que ajuda a cultivar horta orgânica em casa

Já pensou se você pudesse plantar e colher diversas espécies de plantas orgânicas, justo no quintal da sua casa? Pois é, essa tarefa não é tão complexa quanto parece – afinal, até umamenina de 9 anos criou sua própria horta para alimentar moradores de rua. Agora, um aplicativo promete ser o novo aliado de quem pretende cultivar alimentos, mas não sabe como.

hortaecologica

Disponível para Android e iOS, o Plantit visa ajudar aquelas pessoas que sempre quiseram cultivar uma horta orgânica, mas não sabiam por onde começar. O app foi criado pela empresa homônima, que se dedica à implementação de hortas e jardins ecológicos em diversos espaços, para celebrar seu sexto aniversário.

Embora a empresa – e o app – tenham sido criados em Portugal, a maior parte das informações também vale para quem vive no Brasil. O Plantit dá dicas de quando, como e onde semear, além de indicar os momentos certos para plantar, colher e regar 28 variedades de cultivos. Tudo é explicado de maneira simples, para que mesmo pessoas sem nenhuma experiência possam se beneficiar do uso do aplicativo, que também ensina como preparar biofertilizantes em casa.

In hypeness

https://www.facebook.com/hortas.plantit/

Posted in Blog

Adepto francês chora e miúdo português consola-o

default_image

Euronews

crianca_portuguesa

 

“Esta é a razão pela qual Portugal mereceu vencer o Euro 2016″

Criança portuguesa a consolar um adepto francês em lágrimas.

Há um vídeo da noite da final do Euro 2016 que está a correr o mundo. Um adepto francês, desgostoso com a derrota da seleção anfitriã da competição, é consolado por uma criança portuguesa.

O vídeo foi partilhado pela Euronews no domingo à noite e está a tornar-se viral.

A Euronews partilhou o vídeo na noite de domingo e escreveu que esta “é a razão pela qual Portugal mereceu vencer o Euro 2016”. O melhor é mesmo ver o vídeo:

 

 

Posted in Blog

Estojo das medalhas olímpicas do Rio 2016 é feito em Portugal

A pouco dias do arranque dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, há uma empresa portuguesa que tem passado as últimas semanas em verdadeira correria e tem lugar garantido no pódio.

estojo de medalhas

O estojo das medalhas olímpicas é 100% de produção nacional. Está a ser feito em Proença a Nova, num desafio que chegou por e-mail que foi considerado lixo, o que fez olhar com desconfiança para o conteúdo da proposta, que só ao fim de dois meses de recebida é que começou a ser trabalhada.

Este é um estojo que prima pela inovação, desde o formato até à forma de o abrir, o estojo ainda não foi apresentado ao público, mas TSF já o viu.

Foram dois anos de trabalho para ir ao encontro daquilo que o Comité Olímpico pretendia, onde foi pedido aos criativos portugueses que inovassem na apresentação do estojo. Foi-lhes mostrado uma pedra orgânica, tipo concha. Este foi o ponto de partida.

IN TSF.PT

 

Posted in Blog

Estância de wakeboard inaugurada em junho em Castelo do Bode

Wakeboard Portugal apresentou na BTL a estratégia para 2016 e a prova do circuito mundial, o “Nautique European Pro/Am”, realizado pela primeira vez na Europa em junho deste ano. A primeira estância do mundo com cinco cable systems ligados por transferes de barcos é inaugurada em simultâneo com o campeonato. Está ainda a ser desenvolvido um projeto único na Europa, para um centro de alto rendimento de wakeboard com o selo da WWA, a Wake Academy – High Performance Center.

Estância de wakeboard

O projeto Wakeboard Portugal, lançado em 2015, está a colocar o nosso país no mapa dos maiores circuitos de wakeboard mundial. Numa extensão de cerca de 30 quilómetros, no Lago de Castelo do Bode, acaba de ser instalada a primeira estância de wakeboard do mundo.

Com cinco cable systems, em cinco localizações diferentes, é um autêntico resort para atletas e praticantes da modalidade. A estância foi apresentada hoje na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, no stand da Turismo Centro de Portugal, mas é inaugurada em junho, durante o “Nautique European Pro/Am”, prova do circuito mundial de wakeboard. É a primeira estância do mundo, com cinco pontos de cable systems diferentes, ligada por transferes de barco.

Estância de wakeboard inaugurada em junho em Castelo do Bode.

“O nosso contributo para o desenvolvimento do desporto e para a criação deste novo destino, único na Europa, começa agora a materializar-se. Com a abertura da estância em Castelo do Bode, a região entra oficialmente no mapa da comunidade de wakeboard
em todo o mundo”, explica André Matos, presidente da Associação Portuguesa de Wakeboard e Wakeskate (APWW).

Posicionar Portugal enquanto destino de eleição para a prática da modalidade, tornando-nos o Cluster Europeu de Wakeboard, é o grande objetivo do projeto. Esta instalação é promovida além fronteiras através das provas internacionais acordadas com a World
Wakeboard Association (WWA). O acordo prevê a realização em Portugal de provas emblemáticas do circuito mundial, num período de três anos. Em 2016, o “Nautique European Pro/Am” coincide com a inauguração da estância.

Em 2015, Castelo do Bode recebeu o WWA Supra Wakeboard World Championships, que se realizou em setembro no Lago Azul, Ferreira do Zêzere. O evento mais exclusivo da WWA reuniu em Portugal a elite da modalidade, com 151 atletas de 18 nacionalidades diferentes e um nível de audiência acima das 20 mil pessoas pessoas.

“Ficámos desde logo deslumbrados com o cenário natural de Castelo do Bode. O sucesso do Worlds em 2015 faz com que as expectativas para este ano estejam ainda mais elevadas. Foi considerado o melhor evento do circuito em 2015 e um dos melhores de sempre, o que faz com que atletas, simpatizantes e curiosos esperem um 2016 ao mesmo nível de qualidade desportiva. Este ano trazemos para Portugal a primeira edição na Europa do Nautique European Pro/Am, entre 9 e 11 de junho, em Ferreira do Zêzere”, revelou  Shannon Starling, presidente da WWA.

Este projeto é estratégico para o Turismo Centro de Portugal, pela relevância que tem no desenvolvimento turístico e económico da região. Para além da estância, foi ainda apresentada na BTL 2016 a Wake Academy – High Performance Center. Um projeto
para um centro de alto rendimento, único na Europa, dedicado ao wakeboard e com a chancela da WWA.

O calendário de provas para este ano vai ser revelado brevemente, mas a APWW adiantou já que a época abre com o Nautique European Pro/Am em junho, onde se realiza também uma das etapas do campeonato nacional de barco e em cable.

A missão do projeto Wakeboard Portugal é tornar a prática da modalidade mais acessível, construindo ao mesmo tempo um excelente destino turístico internacional. Um conceito de Wakeboard mais acessível, mais ecológico e desafiante.

O lago de Castelo do Bode vai implementar a primeira estância do mundo com cable systems, em cinco localizações diferentes, todas elas com caraterísticas únicas. Estes cinco cables são ligados entre si, num espelho de água com cerca de 30 quilómetros, por transfer de barco.

O nosso clima e envolvente paisagística tornam o local perfeito para a prática da modalidade e esta região num destino de excelência para praticantes, seguidores e fãs do mundo todo.

Os municípios de Abrantes, Ferreira do Zêzere, Sertã, Tomar e Vila de Rei, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, a Turismo do Centro e a Associação Portuguesa de Wakeboard e Wakeskate (APWW) em consórcio com a EIPWU (criadores dos projetos sete Maravilhas) uniram-se na promoção deste novo destino através do wakeboard, um desporto que está em ascensão em todo o mundo, superando o surf em número de praticantes nos E.U.A.

As praias fluviais de Aldeia do Mato, Lago Azul, Trízio, Montes e Fernandaires vão ter cable systems implementados, naquela que é a primeira estância de wakeboard do mundo.

Esta é uma visão pioneira sobre o potencial do desporto no nosso país. Trata-se de um projeto estratégico para posicionar Portugal como cluster europeu da modalidade e destacar Castelo do Bode no mapa do wakeboard mundial.

 

 

IN VerPortugal.net

Posted in Blog

TAP considerada a quarta companhia aérea “mais amada” do mundo

A TAP foi considerada a quarta companhia aérea “mais amada” do mundo nas redes sociais, de acordo com um inquérito realizado nos Estados Unidos da América que analisou 1,3 milhões de tweets envolvendo 70 companhias aéreas de todo o mundo durante o período de pico de viagens do Natal, considerado o período mais stressante do ano para viajar.

TAP_Portugal

As conclusões desse estudo foram agora publicadas pela revista norte-americana Fortune, que revela que para a sua realização foram utilizadas amostragens dos diálogos eletrónicos entre os clientes e as companhias, analisados através de um algoritmo “sentimental” para avaliar o grau de sentimento positivo ou negativo que os passageiros sentem em relação a uma companhia.

A TAP tem presença oficial no Facebook, YouTube, Instagram, Pinterest, Twitter e LinkedIn. No Facebook, a companhia ultrapassa já os 900 mil seguidores e espera atingir em breve um milhão. No Twitter, os seguidores da TAP ascendem aos 30 mil, no Instagram já ultrapassaram os 65 mil e no LinkedIn os 40 mil.

TAP considerada a quarta companhia aérea “mais amada” do mundo.

De acordo com o relatório Social Bakers (empresa de referência a nível mundial na análise, métricas e otimização da utilização de redes sociais), a TAP integra desde há vários anos o TOP3 das “Most Social Devoted Brands” em Portugal, sendo em vários meses analisados a nº 1 nacional neste ranking.

Em 2014, o estudo “The PR pyramid: Guidelines for Social Media Management”, no qual docentes da Universidade Católica analisam detalhadamente a forma como a TAP gere a sua presença nas redes sociais, com especial destaque para o Facebook, foi distinguido com umAward of Distinction na categoria Academic Case Studies dos Global Alliance Comm Prix, que visam premiar os melhores a nível global na área das Relações Públicas e Gestão da Comunicação.

O estudo completo publicado pela revista Fortune.

 

IN DN

 

 

Posted in Blog

A festa do vinho invade o Porto

Mais de 350 produtores e três mil vinhos no Palácio da Bolsa, uma festa Essência de 25 a 28 de Fevereiro. Enquanto isso, Simplesmente Vinho leva vinhos naturais e alternativos ao Convento de Monchique.
vinho

É assim em todos os grandes eventos mundiais ligados ao vinho. Aos produtores, especialistas e agentes do sector junta-se uma massa anónima de provadores que para lá dos recintos das feiras invade ruas, bares e restaurantes em ambiente de festa e de copo na mão. O Porto não foge à regra e assim, de 25 a 28 de Fevereiro, com um programa recheado que se estende à beira Douro até domingo.

O grande evento que é a Essência do Vinho vai já para a 13.ª edição, mas é inegável que tudo ficou rico, animado e diversificado com o surgimento do Simplesmente Vinho, o salão off que em paralelo se realiza desde 2013. Ao gigantismo, impacto mediático e comercial do primeiro, corresponde um ambiente mais descontraído, convivial e de partilha da segundo.

E enquanto as dezenas de milhares de visitantes da Essência fazem do Palácio da Bolsa um espaço cada vez mais acanhado, o Simplesmente foi este ano obrigado a mudar-se da acanhada cave da Ribeira para o espaço mais desafogado do Convento de Monchique, ali a dois passos, em frente ao Edifício da Alfândega.

“Não inventámos nada, simplesmente recriamos em Portugal o que já existe lá fora. Na verdade, nas últimas décadas, como contraponto à globalização e industrialização do vinho, grupos de produtores têm vindo a organizar mostras de vinhos alternativas às grandes feiras do vinho”, explicam os vignerons que se juntam no evento alternativo. De resto, é isso que acontece com a Vinexpo, em Bordéus, a Vinitaly, em Verona, ou a Prowein, em Dusseldorf, a mostrar que também a Essência se afirma cada vez mais como um dos acontecimentos maiores no calendário internacional do vinho.

No Palácio da Bolsa vão estar mais de 350 produtores, com mais de três mil vinhos em prova, com um vasto programa de provas comentadas, acções e formação e harmonizações gastronómicas, cujos pormenores podem ser consultados no site oficial da 13.ª Essência do Vinho.  Além de importadores de várias origens, a organização convidou especialistas de 13 nacionalidades que vão participar na escolha de um top 10 dos vinhos nacionais (seis tintos, dois brancos e dois generosos). Em prova cega e sem prévio conhecimento dos vinhos seleccionados.

www.essenciadovinho.com

IN Fugas

Posted in Blog

Hotel português entre os mais românticos do mundo

CliffBay

O Hotel The Cliff Bay, no Funchal, Portugal, volta a merecer destaque no maior site de turismo do mundo. Desta vez, o portal TripAdvisor coloca o hotel entre os 25 hotéis mais românticos do planeta.
“Se precisa de um descanso completo, este é o sítio ideal para si. O pessoal é eficiente sem ser demasiado formal. Neste sítio respira-se uma calma que recarrega as baterias”, lê-se na legenda da página dedicada ao The Cliff Bay, um hotel de cinco estrelas localizado no Funchal.
Na lista, o hotel português surge na 17ª posição, logo atrás do hotel Lindos Blu (Grécia) e antes do hotel Mirihi Island Resort (Maldivas).
Clicando no link que dá acesso à página do hotel madeirense, é possível aceder a outras criticas do utilizadores do TripAdvisor, todas elas elogiosas e onde predominam frases como “excelente em todos os aspetos”, “magnífico de todas as maneiras” ou “maravilhoso”.
Em Janeiro, o The Cliff Bay já tinha sido destacado pelos utilizadores do TripAdvisor ao ser eleito como um dos 25 melhores hotéis de Portugal.
Hotel português entre os mais românticos do mundo.
Clique AQUI para visitar a lista dos 25 hotéis mais românticos do mundo.
Posted in Blog

Lisboa – Capital criativa da Europa


lisboa-a-noite

Lisboa parece ter a mistura ideal entre o velho e o novo na arquitetura, uma cena cultural efervescente, incentivos para empresas jovens inovarem, custo de vida baixo e outros fatores mais subjetivos – alguns dizem que a luz da cidade é inconfundível e inspiradora.

“Há músicos criativos, figuras da moda e grandes referências da literatura que fazem essa capital mais charmosa, histórica e especial”, conta Priscila Roque, editora do site Cultuga, que estuda as intersecções da cultura brasileira e portuguesa.

Há quem defenda até que Lisboa é a próxima Berlim. Mas ao contrário da capital alemã, que não passa por problemas financeiros, Lisboa ganhou os holofotes em razão da crise econômica que impactou Portugal desde 2008. Depois da recessão, o governo português investiu parte dos escassos recursos na economia criativa. Deu certo. Lisboa se tornou um polo de artistas, pensadores e criadores do mundo todo nos últimos anos.

Lisboa – Capital criativa da Europa

Por que Lisboa tem atraído tanta gente

O CUSTO DE VIDA É BAIXO

Neste ano, Lisboa caiu 51 posições no ranking das cidades mais caras do mundo e está no 145º lugar, o que a torna atraente para expatriados.

INCENTIVO PARA STARTUPS E POLOS TECNOLÓGICOS

Uma iniciativa conjunta da prefeitura de Lisboa com empresas privadas lançou em 2013 o projeto Startup Lisboa, uma aceleradora de empresas jovens que oferece estrutura e aconselhamento para empresários na cidade. Além disso, a Web Summit, o maior encontro mundial na área de tecnologia na web, migrou de Dublin, sua cidade natal, para Lisboa este ano – e pelos próximos.

CENA CULTURAL EFERVESCENTE

Uma espiada breve no calendário de festivais da cidade mostra dezenas de eventos: de apresentações de musical tradicional portuguesa a shows internacionais, passando por exibições de arte e workshops. No verão, então, a oferta de programas culturais – muitos de baixo custo ou gratuitos – aumenta.

A CIDADE É TOMADA POR ARTE URBANA

Artistas como Alexandre Farto, o Vhils, acabaram criando uma nova linguagem para a arte urbana da cidade nos últimos anos e atraíram outros grafiteiros para a cena lisboeta.

IN Nexojornal

Posted in Blog

Caves de Vinho do Porto a Património Mundial

A secretária de Estado da Cultura, Isabel Botelho Leal, afirmou que o Governo vai apoiar a candidatura das Caves do Vinho do Porto a Património da Humanidade.

porto-caves

“Vamos apoiar esta candidatura porque vai ser benéfica para a região e para o país”, disse a governante, à margem de uma visita ao Centro Português de Fotografia, no Porto.

Em novembro de 2015, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, adiantou querer apresentar, neste verão, a candidatura das Caves de Vinho do Porto a Património da Humanidade.

A equipa que irá preparar a apresentação da candidatura, que pretende incluir o centro histórico de Gaia ocupado pelas Caves de Vinho do Porto, já foi constituída, estando já concluído o estudo de ordenamento do território naquele espaço.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, também já se mostrou disponível a ajudar Gaia no processo de candidatura.

Isabel Botelho Leal realçou que esta candidatura vai ser “boa” para promover, ainda mais, o país e a região lá fora, numa altura em que o número de turistas tem aumentado “exponencialmente”.

“Quanto mais poderemos oferecer melhor”, disse.

Em anteriores declarações à Lusa, a diretora da Associação de Empresas do Vinho do Porto (AEVP) assumiu temer as restrições causadas por uma eventual classificação pela Unesco das caves em Gaia que, frisou, “não são um museu vivo”, mas uma indústria.

Isabel Marrana alertou contudo que “a candidatura terá de ser cuidada e em parceria” com a AEVP, destacando que “as caves estão legalmente situadas” naquele local, tal como “um conjunto de camiões a circularem e linhas de engarrafamento”.

Já Manuel de Novaes Cabral, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), acredita que a elevação das Caves do Vinho do Porto a Património Mundial “fecha um ciclo virtuoso que vai renovar o valor turístico, cultural e económico da região, das cidades, do Vinho do Porto e do seu património”

“Significa um reforço da salvaguarda e da divulgação de um património único que traz notoriedade e valor para todos os agentes económicos e culturais envolvidos”, assinalou, acrescentando que “todas as iniciativas que valorizem o vinho do Porto e a região são importantes”.

A candidatura está a ser preparada desde 2003, tendo em janeiro desse ano a direção da AEVP reunido com o então presidente da câmara, Luís Filipe Menezes, para discutir a candidatura a Património Mundial das caves, proposta pela autarquia.

Em 2006, o Governo socialista da altura apoiou a candidatura das Caves do Vinho do Porto a Património Mundial da Humanidade. A então ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, considerou que o projeto tinha condições para ser aceite pela UNESCO.

 

IN PortoCanal

Posted in Blog

Palácio da Pena é o mais belo castelo da Europa

castelo da pena

O Palácio da Pena, em Sintra, foi eleito pelo European Best Destinations, site que elege os melhores destinos da Europa, como o castelo mais belo do Velho Continente. No ano passado foi o segundo monumento português mais visitado.

 

A European Best Destinations, uma organização de turismo sediada em Bruxelas, elaborou uma lista dos mais belos castelos da Europa. Na altura de escolher o primeiro lugar, não houve dúvidas: o Palácio Nacional da Pena, em Sintra, é o “melhor castelo” europeu.

Na lista, composta por 15 castelos, o Palácio da Pena surge à frente de monumentos como o espanhol Alcázar de Segóvia, que serviu de inspiração ao castelo da Cinderela da Walt Disney, ou o castelo de Neuschwanstein, na Alemanha. No site, surge descrito como o “expoente máximo do romantismo do século XIX em Portugal”, com “claras influências arquitetónicas manuelinas e mouriscas”. O Palácio destaca-se pela sua posição privilegiada, construído de modo a “ser visível de qualquer ponto” do parque em que se insere — o Parque Nacional da Pena. Para além disso, o site refere ainda os “jardins e a floresta luxuriante”, composta por mais de 500 espécies de árvores, originárias dos quatro cantos do planeta.

 Palácio da Pena é o mais belo castelo da Europa.

No site da European Best Destinations, está atualmente a decorrer uma votação para eleger o Destino Europeu do Ano, para o qual Lisboa está nomeada. Entre as nomeadas, encontram-se cidades como Madrid, Reiquiavique ou Viena. Em 2014, a grande vencedora do melhor destino Europeu foi a cidade do Porto.

 

IN Observador

Posted in Blog
RSS
Facebook